A Escola Superior da Magistratura Desembargadora Jane Silva (Emajs) contará, a partir de agora, com sistema de gerenciamento administrativo e pedagógico no aperfeiçoamento da gestão das ações educacionais: o EmeronWeb, desenvolvido pela Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron).
A iniciativa foi possível graças à parceria assinada nesta terça-feira, 19 de dezembro, entre Emajs e a Emeron. Em reunião, realizada em formato híbrido, o presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, e o diretor da Emeron, desembargador Raduan Miguel Filho, firmaram a parceria, que é voltada à gestão de informações de escola judicial e vai contemplar fluxo de dados referentes aos cursos, desde o panejamento orçamentário até a completa execução das atividades de formação.
O desembargador Tiago Pinto, conselheiro da Emajs, e juiz Auro Aparecido Maia, coordenador acadêmico da Escola, também participaram da reunião de forma presencial. O diretor executivo da Emajs, juiz Richardson Brant, e o vice-presidente Sociocultural Esportivo da Amagis, desembargador Maurício Pinto Ferreira, participaram de forma virtual.
O presidente Luiz Carlos agradeceu ao desembargador Raduan Miguel por seu gesto com a Escola da Amagis. De acordo com ele, a utilização do sistema representa avanço significativo para a Emajs. “Por meio da tecnologia oferecida pelo EmeronWeb, a Emajs irá otimizar seus serviços. Ficamos muito gratos e felizes em saber que iremos utilizar a melhor ferramenta disponível para nossos associados e alunos. Este momento é de muita emoção e gratidão”, afirmou o magistrado, ressaltando o carinho que tem pelo Judiciário de Rondônia e sua admiração pelo esforço do trabalho das magistradas e magistrados do Estado, e parabenizando o desembargador Raduan Miguel pela eleição e posse como novo presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia para o biênio 2024/2025.
O desembargador Tiago Pinto falou de sua gratidão com a parceria realizada. De acordo com ele, a plataforma disponibilizada ajudará muito nas ações da Escola. “Este ato, desembargador Raduan, produzirá muitos efeitos na nossa Escola e orientará nosso caminho pedagógico. A Emajs tem um viés universal de educação e pensamos na educação não só nas letras, nas ciências jurídicas, mas também no conhecimento humano. Portanto, o sistema irá nos impulsionar bastante”, afirmou o magistrado, citando o psicólogo Jean Piaget, que dizia que o mais importante na educação é a produção de conhecimento. “A sua ferramenta irá nos colocar nesse caminho, por isso essa parceria é tão importante”, concluiu.
O desembargador Maurício Pinto cumprimentou a todos e falou da alegria em participar da reunião para a assinatura da parceria entre a Emajs e a Escola de Rondônia. O magistrado foi juiz em Rondônia no ano de 1991. “Estou muito feliz com essa parceria entre a Emajs e a Emeron e muito feliz também pela posse do desembargador Raduan, com quem já trabalhei”, afirmou.
Raduan Miguel agradeceu as palavras e destacou que, para a Emeron, é um orgulho compartilhar o sistema e saber que ele está funcionando em outros Estados. “O programa é uma ferramenta muito útil. Para a Emeron, é uma honra saber que, a partir de agora, tem um gene de Rondônia batendo no coração de Minas Gerais”, afirmou. O magistrado destacou que, no período em que atuou como diretor da Escola Judicial do TJRO (ele encerra o mandato no fim deste ano), aprendeu muito e viveu experiências significativas. “Tenho 36 anos de Magistratura e minha passagem pela Escola foi muito importante e bastante proveitosa. Estou muito feliz com a parceria que estamos fazendo e espero que ela frutifique bastante”, disse.
Inovação
O EmeronWeb foi premiado pelo CNJ em solenidade realizada no último mês de novembro, em Brasília, ficando em segundo lugar, entre as Escolas Judiciais, em inovação. Além de Minas Gerais, o sistema também funciona nas escolas da Magistratura do Acre, Amazonas, Roraima e Piauí.
O documento de parceria e cessão para uso do sistema foi assinado pelo presidente Luiz Carlos, pelo presidente Raduan Miguel e pelos integrantes da diretoria da Emajs e Emeron.
Participaram também da reunião o juiz Sérgio Abdalla, os integrantes da equipe técnica da Emajs Washington Luiz da Silva e Hulderson Geraldo Silva, a estagiária Mara Cristina de Assis, a vice-diretora da Emeron, juíza Karina Miguel Sobral, a secretária-geral Érica Machado e Silva, e o diretor Administrativo, José Miguel de Lima.
EmeronWeb
Desenvolvido e mantido pela Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) da Emeron, órgão do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), o EmeronWeb é uma ferramenta voltada à gestão de informações de escola judicial. Nesse sentido, contempla em seus fluxos o trato de dados referentes aos cursos, desde o planejamento orçamentário até a completa execução das atividades de formação. Em sua dinâmica possibilita a devida inserção dos valores pertinentes, como os dados de professores, alunas(os), despesas e outros.
Funcionalidades
O sistema dispõe de serviços de inscrição, frequência, certificação e a emissão de relatórios, como o das atividades executadas pela instituição, pelos professores, pelos alunos e também de despesas, permitindo o monitoramento da execução orçamentária. Também estão disponíveis a emissão e a validação dos certificados de participação nos cursos, de forma totalmente online, aberto ao público externo.
O sistema conta ainda com autosserviços inteligentes, os quais permitem a interação da(do) participante e, deste modo, favorece a construção e manutenção de sua base de dados, otimizando de forma constante e automática os fluxos de trabalho futuros, a partir do reaproveitamento de informações.
Comments